top of page
  • segundoveraoblog

A Grande Arte de eternizar pequenos instantes da vida.

Atualizado: 5 de set. de 2019

“Uma fotografia é um instante de vida capturado para a eternidade”.

Parque Público de Frederick, Maryland - EUA

Não tenho certeza sobre quem escreveu a frase acima, alguns dizem pertencer a Brigitte Bardot, mas há dúvidas, as vezes ela é creditada a outras personalidades. De qualquer forma, ela transmite bem a essência do que a fotografia significa para aqueles apaixonados por essa arte.


Detalhe do Bosque do Alemão em Curitiba, PR.

Em fotografia tudo parece ser muito simples: você pega sua câmera, aponta e click... e só isso, a foto está pronta. Mas para quem gosta, estuda e pratica essa forma de expressão, sabe que nenhum resultado extraordinário é conseguido sem muito empenho e sem um bom tempo de dedicação. Se não educarmos o nosso olhar, se não compreendermos à luz, se não nos familiarizamos bem com todos os recursos que as técnicas fotográficas propiciam, o resultado será mais do mesmo.


Não importa se sua fotografia preferida é sua, ou de seu filho, de seu animal de estimação, ou mesmo de uma paisagem ou evento, todos temos um carinho enorme por elas, justamente porque têm o poder de congelar momentos da vida. É uma verdadeira máquina do tempo-espaço que nos faz viajar suavemente de volta ao passado ou nos convida a visitar terras distantes.


Cerejeiras em flor. Jd. Botânico de Curitiba, PR - Brasil

Eu, particularmente, gosto muito de fotografar a natureza. Isso inclui árvores, flores, riachos, pôr-do-sol, paisagens em geral. Mas também me traz muita satisfação fazer retratos de outras pessoas, pois é muito nítida a alegria que proporcionam aos retratados, que muitas vezes nunca tiveram a chance de ter uma lembrança com a qualidade que deveria.



Retrato tirado no Parque Bacacheri, Curitiba - PR

Fotografia não é tudo igual. Cada fotógrafo possui um olhar único sobre o mundo e a vida e um estilo próprio de trabalhar suas imagens. Da mesma forma que um escritor tem seu estilo de escrever, podemos reconhecer o estilo de um determinado fotógrafo apenas observando suas imagens: a forma como ele interpreta a realidade usando a cor, a forma e a luz para transmitir uma mensagem, uma ideia ou narrar uma cena.


Por isso, a fotografia é muito mais do que apenas capturar imagens com uma câmera, ela é um tipo de arte que conta histórias, mostra realidades e provoca emoções.


E por essa razão as fotos merecem ser bem-feitas, merecem ser impressas e guardadas, merecem ser expostas nas paredes ou porta-retratos. Elas merecem ser trabalhadas com paixão, tratadas com respeito e admiradas. Como toda grande arte.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page