top of page

Robert Doisneau, poeta visual do quotidiano.

  • segundoveraoblog
  • 7 de nov. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 8 de nov. de 2019



Robert Doisneau (1912-1994) é um daqueles fotógrafos que fizeram da fotografia não uma arte de truques pirotécnicos, mas sim pequenos poemas visuais. Suas narrativas são curtas, singelas, mas profundas, que descrevem o quotidiano simples, efêmero, palpável e real, mas que, por isso mesmo, nos revelam e devolvem nossa condição humana.


Como pessoa e como artista sua timidez, paciência, gentileza e humor foram notórias. Essa fraternidade com o Humano, está explícita em sua vocação para captar com lirismo os gestos comuns das pessoas comuns em situações banais. E disso fazer Arte com A maiúsculo.


Monsieur Doisneau tinha uma cumplicidade enorme com seus fotografados (muitas das fotos foram cuidadosamente dirigidas) e colecionou ao longo da vida instantes e cenas imortalizados em imagens (a maior parte deles nos subúrbios de Paris), sempre com um olhar muito pessoal.


Nisso ele se aproxima de outros poetas que, ao contrário, usaram caneta e papel (e não uma câmera) para falar da vida miúda e das cenas da gente comum.


Como o sempre lembrado Mario Quintana ou Pablo Neruda (e suas odes às coisas mais banais que um poeta poderia inspirar-se para dedicar seus versos, como: cebolas, bicicletas, flores e dicionários).


Conheci o trabalho de Doisneau muito antes de profissionalizar-me na fotografia. E entre tantas fotos de seu vasto acervo que vi em livros, uma em particular me cativou.


A foto em questão (ao lado) revela a alma do poeta por trás das lentes, seu olhar lírico sobre os pequenos momentos da vida. E, ao menos para mim, ela dispensa maiores explicações.








Comments


Um pedido aos Veranistas!

 

Sintam-se em casa para ler e comentar nossos posts. Entretanto, pedimos que textos, fotos ou qualquer outro material contido neste blog não seja reproduzido sem o devido crédito da fonte, Ok? Temos a maior satisfação quando pessoas apreciam nosso trabalho e querem compartilhar nas redes dicas e opiniões que foram obtidas no site. Mas tantos os textos quanto as fotos deste site são todos autorais e a criação de conteúdo e a fotografia são parte de nosso ganha-pão. Se gostou de algo que encontrou aqui e quiser compartilhar nas redes, tudo bem. Mas ajude a divulgar o blog para outros "Veranistas". ;)

Caso queira adquirir/reproduzir nossas reportagens na íntegra ou encomendar algum material avulso do Segundo Verão, entre em contato: segundoveraoblog@gmail.com

Segundo Verão Blog ©2019 - Todos os direitos reservados .

3 - KAR_4741 (Medium).JPG
Sobre nós

Somos um casal da Geração X que, numa etapa da vida que já foi associada com o início do outono, resolveu viver um segundo verão.

 

Leia Mais

 

Junte-se aos Veranistas!
E receba nossa Newsletter
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone TripAdvisor

© 2019 by Segundo Verão Blog. Proudly created with Wix.com

bottom of page