top of page
  • segundoveraoblog

Dicas básicas para fotografar eventos e festividades

Você já viajou com o objetivo de participar de uma festa popular, um festival ou evento?


Ottawa, 2015 - Remembrance Day ou Poppy Day, que lembra os soldados mortos durante a Primeira Guerra Mundial

Participar de eventos e festivais durante uma viagem de férias pode render fotos incríveis e uma narrativa consistente e muito particular sobre um determinado tema.


Detalhe. Festival das Flores. Medellín, Colômbia 2008

Ao longo de nossas viagens tivemos a “sorte” de ter tido esse tipo de experiência. Digo “sorte” porque como tínhamos períodos muito bem definidos de férias o que fazíamos era pesquisar na Internet se em nosso destino de férias haveria algum evento ou festividade que pudéssemos participar e nos programávamos para isso (como Festival das Flores ou Feria de las Flores, Medellín 2008).



Festival Romano para celebrar a fundação de Braga, Portugal 2017

Em outros casos foi mesmo por pura sorte descobrir alguma festa no local para onde estávamos nos dirigindo. Foi assim em Braga, Portugal quando a cidade estava celebrando sua fundação romana (ocorrida em 16 a.C.).


Imin Matsuri, Curitiba 2019

Mesmo que você não viaje e permaneça em sua cidade, vale a pena levar a câmera para as festas locais (como fizemos este ano durante o Imin Matsuri, Festival da Cultura Japonesa ocorrido em Curitiba).


De qualquer forma, se você vai sair de férias deixamos aqui algumas dicas para fotografar eventos populares:



1. Pesquise na Internet se o destino para onde você vai possui algum evento ou festividade na data escolhida e reserve hotel com antecedência (normalmente a procura por hospedagem aumenta nesses momentos e melhor garantir seu lugar na festa).


2. Também na Internet, pesquise sobre o evento: sua história, fotos e etc. Isso te dará uma ideia do que você irá encontrar em sua sessão de fotos.


3. Equipamento: leve apenas o necessário para o evento. Lembre-se que você precisará se movimentar e circular no meio da festividade. Manter consigo apenas o necessário facilitará sua vida, deixará sua movimentação mais ágil e facilitará a proteção do equipamento.


4. Lembre-se de levar cartões de memória e baterias extras. Já pensou ficar sem fotografar porque o cartão apresentou problemas, foi insuficiente ou porque a bateria acabou no meio do evento?


5. Não leve um equipamento com o qual você não está familiarizado. Se comprou uma nova câmera, um novo celular ou uma lente bacana teste-os antes de levar na viagem. A pior coisa é ver um monte de coisas interessantes ocorrendo à sua volta e você estar todo atrapalhado para manusear um equipamento que você ainda não domina.


6. Cheque e limpe seu equipamento antes de viajar. Câmeras, cartões, baterias, flashes, etc. A boa manutenção garantirá que você não tire fotos com lentes sujas, descubra que seu flash não funciona a contento ou que alguma função da sua câmera está com problemas.


7. No evento. Chegue cedo e fique mais tempo. Chegando cedo você poderá se posicionar melhor, escolhendo bons lugares para fotografar e ter a chance de fotografar detalhes da festa.

Detalhe músicos subindo ao palco. Imin Matsuri 2019

Segundo você poderá fotografar os bastidores do evento e sua evolução à medida que mais pessoas vão chegando. Poderá fazer close-ups do público ou de um expectador em particular, ir captando a energia e reação do público à medida que a festividade ganha corpo. Ficando um pouco até mais tarde poderá ter a chance de fotografar o término das festividades, o que normalmente rende fotos interessantes do público e dos participantes do evento.


Professora conduzindo crianças para apresentação no Festival Romano em Braga Portugal, 2017

8. Para escolha dos pontos “onde estar” durante o evento um bom aplicativo é o Posição do Sol da Stonekick (uso gratuito). Sabendo a posição do sol ao longo doa dia, você poderá chegar antes nos pontos ideais para aproveitar a melhor luz natural possível para suas fotos.

9. Ao voltar para o hotel. Salve suas imagens no seu laptop, na nuvem e em um HD externo e limpe seus cartões. Cartões podem ser perdidos, podem ser roubados (junto com o equipamento) e você terá perdido todas as suas fotos. Um equipamento pode ser comprado novamente, um momento vivenciado e registrado em uma fotografia não.





Além disso você precisará de cartões com memória livre para novas fotos no dia seguinte!


Há muitas dicas sobre cuidados com equipamentos e tipos de equipamentos quando o assunto é fotografia de viagem, mas isso renderia um livro. E por falar em livros, há uma vasta literatura sobre o assunto, mas recomendamos “Fotografia de Viagem – Guia de Campo” de Michael Freeman (um dos grandes nomes do segmento): ele é pequeno, leve, prático, conciso e muito interessante.


E você? Já fotografou um evento, festividade ou festival? Compartilhe conosco!






Dança folclórica. Santiago do Chile, 2011

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page