top of page

A fotografia extraordinária do dia a dia

  • segundoveraoblog
  • 19 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de mai. de 2019

Um livro para educar o olhar.

Quando pensamos em tirar fotos de impacto, aquelas que são belas, interessantes, criativas e nos tiram o fôlego, a maioria de nós imagina logo tirar fotos da Natureza intocada, cenas grandiosas da vida selvagem, de locais exóticos ou de grandes monumentos ao redor do mundo, etc.


Claro que a matéria prima ajuda a conseguirmos grandes fotos e fotografar quando estamos longe de casa, viajando por outras partes do mundo é sempre um grande prazer, mas o que mais nos encantou nesse livro dos fotógrafos Brenda Tharp e Jed Manwaring (Ed. Amphoto Books) foi o ensinamento de como tirar grandes fotos de cenas simples da vida, de lugares comuns e de objetos banais de nosso dia-a-dia.


O quotidiano, por mais prosaico que seja, pode render lindas fotos, só precisamos aprender a olhar para o mundo com curiosidade e sensibilidade. Assim é Extraordinary Everyday Photography, um livro que nos ajuda a encontrar beleza e o inesperado em qualquer lugar, estejamos nós dentro de casa, em um parque local ou andando pelas ruas de nossa cidade.


Foto tirada com uma compacta digital Sony Cybershot

Exemplos disso nos vem à mente de nossa própria experiência. Por mais encantadora que seja Montreal, não preciso viajar até lá para conseguir uma foto interessante de uma bicicleta (a foto ao lado foi tirada na Rue Sherbrook), quando na feira de domingo do bairro onde moramos em Curitiba posso conseguir algo semelhante. Belezas diferentes, mas ambas dignas de um clic.


Foto tirada com uma Mirrorless APS Sony A6000

Entardecer no inverno de Frederick capturado com uso de um simples celular Samsung J4

Não apenas em Frederick, Estado de Maryland, EUA, podemos conseguir uma bela foto de um detalhe da Natureza: em nosso próprio condomínio existem belezas escondidas esperando por um olhar e um registro, como mostram as fotos tiradas pela Elaine, ao lado e abaixo.


Rosa. Foto realizada com a nossa velha câmera DSRL APS Nikon D3000

O livro traz exercícios e exemplos de belas fotos tiradas com todo e qualquer equipamento, de câmeras DSLRs, passando pelas compactas automáticas e até pelo uso de celulares, provando que é nossa capacidade de enxergar o mundo o que realmente conta.


Essa lição já tinha sido lembrada por Ansel Adams na primeira metade do século XX, quando escreveu "Quando as pessoas me perguntam que equipamento uso, eu lhes digo meus olhos".


E você? Lembra de alguma foto especial que tenha tirado de uma situação comum?



Comments


Um pedido aos Veranistas!

 

Sintam-se em casa para ler e comentar nossos posts. Entretanto, pedimos que textos, fotos ou qualquer outro material contido neste blog não seja reproduzido sem o devido crédito da fonte, Ok? Temos a maior satisfação quando pessoas apreciam nosso trabalho e querem compartilhar nas redes dicas e opiniões que foram obtidas no site. Mas tantos os textos quanto as fotos deste site são todos autorais e a criação de conteúdo e a fotografia são parte de nosso ganha-pão. Se gostou de algo que encontrou aqui e quiser compartilhar nas redes, tudo bem. Mas ajude a divulgar o blog para outros "Veranistas". ;)

Caso queira adquirir/reproduzir nossas reportagens na íntegra ou encomendar algum material avulso do Segundo Verão, entre em contato: segundoveraoblog@gmail.com

Segundo Verão Blog ©2019 - Todos os direitos reservados .

3 - KAR_4741 (Medium).JPG
Sobre nós

Somos um casal da Geração X que, numa etapa da vida que já foi associada com o início do outono, resolveu viver um segundo verão.

 

Leia Mais

 

Junte-se aos Veranistas!
E receba nossa Newsletter
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone TripAdvisor

© 2019 by Segundo Verão Blog. Proudly created with Wix.com

bottom of page