top of page

A Araucária de Sintra

  • segundoveraoblog
  • 3 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de nov. de 2020

Sobre o nosso pedaço de mundo.


Araucária em Sintra, Portugal.

Portugal é um país lindo. Pequeno, aconchegante e repleto de paisagens interessantes. Acho que poderia viver lá sem grandes problemas de adaptação. Sério.


Mas sentiria falta de casa? Certamente. Nasci em Curitiba e voltei para cá quando tinha 15 anos de idade, depois de morar em muitas cidades do Brasil, por conta do trabalho de meu pai. Posso dizer que Curitiba em especial e as serras de araucárias que se estendem do PR ao RS, de forma mais genérica, são para mim aquilo que costumamos chamar de “cantinho no mundo”.


Tive a certeza disso quando em visita à Sintra, próximo de Lisboa, me deparei com uma araucária, em um parque da cidade (Parque da Pena), trazida do Brasil ainda na época da monarquia. A questão é que, quando em terras distantes nos deparamos com algo familiar, que nos remete para nosso lugar de origem, a sensação de proximidade com o lar nos contagia e a empatia é imediata. De pronto lembranças de casa nos invadem e a saudade vem à tona, mesmo que estejamos de férias, nos divertindo e aproveitando da melhor forma possível os dias que se sucedem e que tenhamos carinho e apreço pela terra que estamos visitando. Não importa: a nossa terra natal irá falar com força e nos fará lembrar dela.


“Memórias afetivas, podem ser despertadas por um cheiro, uma música, a brisa do mar, o gosto de um prato, a língua materna ou uma árvore no meio da paisagem, como ocorreu comigo”.

Essas lembranças, que chamamos de memórias afetivas, podem ser despertadas por um cheiro, uma música, a brisa do mar, o gosto de um prato, a língua materna ou uma árvore no meio da paisagem, como ocorreu comigo. Não importa. O que tornam esses momentos da vida especiais é que nos ajudam a entender de onde viemos, a qual lugar sentimos pertencer nesse mundo, mesmo que o mundo se torne maior do que quando iniciamos nossa jornada e por curiosidade acabemos percorrendo suas veredas de ponta a ponta.


O que te faz pensar em sua terra natal?


Commenti


Um pedido aos Veranistas!

 

Sintam-se em casa para ler e comentar nossos posts. Entretanto, pedimos que textos, fotos ou qualquer outro material contido neste blog não seja reproduzido sem o devido crédito da fonte, Ok? Temos a maior satisfação quando pessoas apreciam nosso trabalho e querem compartilhar nas redes dicas e opiniões que foram obtidas no site. Mas tantos os textos quanto as fotos deste site são todos autorais e a criação de conteúdo e a fotografia são parte de nosso ganha-pão. Se gostou de algo que encontrou aqui e quiser compartilhar nas redes, tudo bem. Mas ajude a divulgar o blog para outros "Veranistas". ;)

Caso queira adquirir/reproduzir nossas reportagens na íntegra ou encomendar algum material avulso do Segundo Verão, entre em contato: segundoveraoblog@gmail.com

Segundo Verão Blog ©2019 - Todos os direitos reservados .

3 - KAR_4741 (Medium).JPG
Sobre nós

Somos um casal da Geração X que, numa etapa da vida que já foi associada com o início do outono, resolveu viver um segundo verão.

 

Leia Mais

 

Junte-se aos Veranistas!
E receba nossa Newsletter
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone TripAdvisor

© 2019 by Segundo Verão Blog. Proudly created with Wix.com

bottom of page