Um brinde à essa verdadeira instituição britânica!
Em alguns países de origem britânica o pub (abreviatura de public house) é mais do que um simples estabelecimento autorizado a vender bebidas alcoólicas, ele é uma verdadeira instituição social e cultural no imaginário de seus cidadãos.
Isso porque os pubs são diferentes de bares, botecos, tavernas, restaurantes, cafés, etc. Não é apenas a sensação de intimidade, aconchego, privacidade e amizade que faz com que os frequentadores se sintam acolhidos.
Do tipo de comida que servem (normalmente nada light), à bebida da casa (as cervejas reinam absolutas e são servidas em generosos pints – medida que para mim é o suficiente para uma noite inteira), passando pela música, a descontração das pessoas, a interação de seus clientes regulares com os visitantes ocasionais, bem como a atmosfera meio noir e enfumaçada da sóbria arquitetura, de sua iluminação e do mobiliário todos os pubs compartilham essas características, apesar de cada um possuir sua própria alma.
“As pessoas que frequentam um determinado pub se tornem parte da casa, personagens locais, tamanha a sua fidelidade ao estabelecimento.”
Potters, red ales, stouts,...?
Os publicans, como são conhecidos os donos dos pubs, também contribuem muito para que as pessoas que frequentam um determinado pub se tornem parte da casa, personagens locais, tamanha a sua fidelidade ao estabelecimento.
Sempre que podemos, visitamos ao menos um em cada cidade por onde passamos. Alguns são bastante históricos, outros são estabelecimentos novos que querem seguir a tradição de acolher entre suas paredes as pessoas e se tornar o ponto onde os locais vão ao fim do dia de trabalho para conversar de forma animada, encontrar os amigos, rir, comer uma Shepherd’s Pie e beber um pint ou outro de cervejas mais robustas, como as potters, red ales ou stouts.
Essa predileção por pubs é tão forte que mesmo quando estamos em Curitiba, no Sheridan’s, nossa conversa nos remete inevitavelmente a recordar outros pubs que visitamos. É dessa forma que mantemos vivas na memória as boas lembranças de pubs como Red Stag Tavern (Halifax), P. J. Carney's (Nova York) e Craft Beer Market (Calgary), onde encontramos aconchego, um prato quente e boa bebida para enfrentarmos os dias frios que suas respectivas cidades nos apresentaram durante nossa visita.
Você tem um pub de sua preferência? Então um brinde à essa verdadeira instituição britânica!
Comments