top of page
  • segundoveraoblog

Cartagena

Atualizado: 23 de mai. de 2019

Terra de rum, rumba, salsa, sal e sol... Muito sol!


Vendedora de frutas na Ciudad Vieja
Vendedora de frutas na Ciudad Vieja

Cartagena é uma cidade vibrante, colorida, fotogênica e... romântica!

Fundada em 1533, Cartagena é toda ela um museu vivo. Ao longo da História já foi sitiada por piratas e soldados (ingleses, franceses, holandeses), inclusive pelo famoso corsário britânico Sir Francis Drake. Mas nunca foi conquistada... bom hoje em dia foi finalmente tomada pelos turistas e casais apaixonados que estão por toda parte.


Vista da muralha do Castelo de San Felipe de Barajas

Para fotógrafos e casais em geral há atrações imperdíveis dentro dos muros da própria cidade velha: o Museu Naval do Caribe, o Palácio da Inquisição, o Museu Histórico, a Catedral, La Puerta del Reloj, as Muralhas e a Igreja de Santo Toribio de Mongrovejo, erguida em 1666 e que foi atingida por uma bala de canhão que ainda se pode ver em seu interior. Fora da ciudad vieja há o Castelo de San Felipe de Barajas (uma fortificação impressionante e que nunca foi expugnada).


Cartagena apresenta também uma parte muito moderna, que contrasta fortemente com a parte histórica. Na parte moderna existem muitos bares, restaurantes, hotéis e serviços de todo tipo e lojas para os casais que gostam de garimpar souvenirs e fazer compras durante suas viagens. Esse contraste evidente também é um atrativo a mais para os fotógrafos de olhar atento.


Na cidade velha também há bons restaurantes e bares (há até mesmo um Hard Rock Café) servindo a exuberante culinária local, mas, durante o dia, recomendo experimentar o Café Juan Valdez na Calle de la Universidad #6, ao lado da sorveteria BrianZola (onde poderá desfrutar de sorvetes de frutas nativas como o de uchuva!). Ou simplesmente comprar um pote de frutas picadas vendidas pelas sempre muito simpáticas vendedoras de frutas espalhadas dentro dos muros dessa incrível cidade histórica (foto acima), sentar em um banco de praça e deixar a vida da cidade se apresentar para você com suas cores e luz.


“Ao contrário de Medellín e Bogotá, a cultura costeña da cidade é mais tranquila e relaxada, mas muito mais pulsante!”

Ao contrário de Medellín e Bogotá, a cultura costeña da cidade é mais tranquila e relaxada, mas muito mais pulsante! Fica a dica que é possível ouvir e dançar todo tipo de música em Cartagena: merengue, salsa (romântica, dominicana, cubana, brava... há muitas variações!), rumba, cumbia, vallenato, bolero, carrillera, fandango, música de raíz; montuno, son, son corrido y guajira (oriundos de Cuba), soca, calypso, reguetón y reggae... Como pode ver é um cardápio musical e tanto. Isso sem contar com os cantores e músicos pop que mesclam música latina com o rock e outros ritmos norte-americanos. Assim como o Brasil, a Colômbia é uma terra muito musical.


Os muitos balcões floridos de Cartagena.

A atmosfera romântica fica pelo conjunto da obra: o contraste entre antigo e moderno de uma cidade que mantém suas tradições sem parecer formal, oferece ruas tranquilas para passeios a pé, repletas de casarões antigos com balcões floridos, muitas atrações, diversão, sol e boa gastronomia.






Onde ficar

A pousada Casa Relax do francês Michel Jeannot é algo à parte. Monsieur Jeannot é ele próprio um personagem que poderia ter saído da imaginação de Jorge Amado ou de Gabriel García Marquez, com seu sotaque inconfundível, seu cachimbo de marinheiro e a grande biblioteca de livros em francês, inglês e espanhol, que disponibiliza para seus hóspedes. Chegou com seu barco faz muitos anos e nunca voltou para França. Construiu a pousada em estilo colonial no antigo bairro de artesãos, o Getsamaní, perto da Ciudad Vieja, muralhada, para onde podemos chegar caminhando. Além de desfrutar das histórias de Mousieur Jeannot e contratar passeios guiados de barco até as Ilhas do Rosário.


16 visualizações0 comentário
bottom of page