top of page
segundoveraoblog

Preparar os detalhes da viagem pode ser tão prazeroso quanto a própria viagem.


Sonhar com a viagem e planejá-la em detalhes pode ser um grande prazer

Da mesma forma que o melhor da festa é esperar por ela, o processo de planejamento da viagem de férias também é uma etapa que pode ser curtida e aproveitada, tanto quanto as próprias férias.

Assim que tomamos a decisão sobre o destino da nossa próxima viagem, começa uma maratona com uma série de preparativos que devem ser realizados antes do embarque. É o cuidado com os pequenos e grandes detalhes que faz nossa viagem funcionar sem problemas, sem contratempos e transforma experiências em ótimas lembranças.

Vai começar a preparar uma nova aventura? Veja abaixo os principais pontos que devem ser considerados:


Viagens Nacionais:


· Escolha o destino que melhor combina com as preferências das pessoas que irão viajar (família, amigos, parceiro ou mesmo uma viagem solo).


· Verifique como costuma ser o clima e a temperatura no período de sua viagem. Esse ponto é importantíssimo, considerando as dimensões e diversidades de nosso país.


· Decida o meio de transporte. Aéreo, terrestre ou ambos, nesse caso é importante comprar bilhetes aéreos e locar veículos com antecedência. Se for com seu carro próprio, verifique a necessidade de revisão e faça um double-check na documentação, incluindo a CNH de quem for dirigir.


· Pesquise as opções de hospedagem. Existem vários sites que centralizam informações sobre hotéis em todo o país e possibilitam fazer reservas (Ex. Booking, Trivago, Hoteis.com, Decolar, Airbnb, etc.). Escolha aquele de acordo com sua disponibilidade financeira, com a localização, com as vantagens que ele oferece, porém, gaste também um pouco de tempo pesquisando a opinião de pessoas que já ficaram no local escolhido, isso ajuda muito a não entrar em furadas. O site Tripadvisor é uma excelente opção para checar as avaliações de hóspedes.


· Prepare um roteiro. Pesquise a cidade ou cidades escolhidas e veja quais são os melhores pontos turísticos para visitar, passeios interessantes que o local oferece, de acordo com seus interesses. Pela internet é possível descobrir horários de funcionamento de parques, museus, igrejas, feiras de artesanato, inclusive, alguns dos pontos turísticos vendem ingressos antecipados.


· Veja ainda opções gastronômicas que a cidade oferece. Conhecer os pratos típicos de uma determinada região, sempre é uma boa pedida.


· Verifique ainda se a cidade a ser visitada fica em um Estado que exija alguma vacina específica (ex. febre amarela).


· Se você é uma pessoa conectada, existem vários aplicativos que podem ser úteis para sua viagem. Veja aqueles que possam ser interessantes e baixe em seu celular como por exemplo o Foursquare, Waze, Maps, Airbnb, TravelSmart, etc.


· Prepare a mala com cuidado e de acordo com o destino escolhido, leve em consideração o clima e as atividades que pretende fazer. Se, assim como nós, você gosta de fotografia, não esqueça de checar o equipamento, levar baterias, carregadores e cartões de memória adicionais. Evite levar bagagens em excesso, a mala pesada atrapalha muito o deslocamento e muitas vezes, nem usamos tudo que levamos. Deixe um espaço na mala para eventuais compras.


· Leve alguns medicamentos e primeiros socorros (melhor é não precisar, mas em todo caso, é bom ter).


· Não esqueça de seus documentos, celular, carregador, óculos escuros, cartões e dinheiro, além disso, leve os comprovantes de reserva impressos. É aconselhável em caso de perda ou roubo do celular.


Viagens Internacionais:

Basicamente, as mesmas dicas vistas acima, com alguns tópicos adicionais:


· Verifique a validade de seu passaporte e a necessidade de visto.


· Faça a liberação de seus cartões de crédito para uso no exterior.


· Veja se é preciso trocar dinheiro local com antecedência.


· Conheça um pouco dos costumes locais. Como você está indo para outro país, com cultura e tradições diferentes, é aconselhável conhecer melhor o local para não cometer nenhuma gafe.


· Pode ser interessante providenciar um chip local, isso possibilita manter contato com as pessoas, chamar táxis e navegar na internet sem se preocupar com taxas de roaming ou com sinal de wifi (nem todos os países possuem free wifi em todos os lugares).


· Faça um seguro de viagens. Alguns países da Europa, não só exigem, como condicionam o seguro à permissão de entrada no país. Além disso, é melhor ter essa tranquilidade para poder pensar apenas na parte boa da viagem.


· Leve adaptador de tomada, caso contrário, até recarregar o celular pode ser complicado.

Viu só como não é complicado e pode ser bastante agradável programar uma viagem de férias? É também uma forma de juntar a família e, com a participação de todos, decidir os detalhes de forma a agradar a todos.


Se preferir ou se sentir inseguro, você pode ainda usar os serviços de uma agência de viagens, eles podem ajudar bastante, principalmente para os iniciantes.


Malas prontas é só embarcar e curtir! Bora?


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page