Conheça a riqueza cultural trazida pelos imigrantes.
Se você quer fazer um passeio encantador não muito longe de Curitiba, deve considerar como destino as cidades de Castro e Carambeí. Localizadas há aproximadamente 2h de carro da capital, essa região começou a ser colonizada por imigrantes holandeses no início do século passado e foram eles os responsáveis por trazer infraestrutura agrícola moderna para a época e, consequentemente, muito desenvolvimento para essa parte do Paraná.
A região cresceu como polo agrícola e leiteiro. Os imigrantes trouxeram ao Brasil na década de 1920 as primeiras vacas holandesas e assim surgiram as primeiras fábricas para a industrialização de leite. Foi lá também que em 1925 os imigrantes estabeleceram a primeira cooperativa do Brasil, a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios – hoje conhecida como Batavo.
Conhecer a rota holandesa vale a pena, não só pela oportunidade de conhecer melhor a cultura do cooperativismo, mas principalmente para poder passar momentos agradáveis em contato com a natureza exuberante dos Campos Gerais, visitar diversos pontos turísticos como o museu histórico da imigração e moinho do Centro Cultural Castrolanda (foto) e o Parque Histórico de Carambeí (foto abaixo), um grande museu a céu aberto que retrata a imigração holandesa no Estado do Paraná.
Além disso, vale muito a pena conhecer as comidas típicas a base de batatas e carnes e provar os famosos doces e tortas, bem como os speculaas: biscoitos crocantes, doces e condimentados com especiarias (recomendamos dois locais: o Koffiehuis, confeitaria que fica dentro do Parque Histórico de Carambeí e serve comida holandesa e indonésia e o “Estação Café de Molen” que segue a linha dos pubs holandeses e fica embaixo do moinho do Centro Cultural Castrolanda).
Se você é um apaixonado pela natureza, é possível incluir em seu passeio uma ida até o Canyon de Guartelá (em Tibagi, aproximadamente 30 km de Castro), considerado o 6º maior do mundo, com extensão de 30 km e desníveis de até 450 metros. O Parque Estadual do Guartelá é um dos mais importantes patrimônios naturais e arqueológicos do Brasil. Imperdível!
Dica: Onde ficar?
Em nossa viagem nos hospedamos no Borgen Hotel. Localizado dentro da Castrolanda, o hotel é limpo, confortável e oferece um bom restaurante, com preços honestos e onde, além do café da manhã e dos pratos do jantar, há uma boa oferta de cervejas especiais.
(#Castro, #Carambeí, #Castrolanda, #Centroculturalcastrolanda, #MoinhoCastrolanda, #Guartelá, #Koffiehuis, #EstaçãoCafédeMolen, #Borgenhotel, #partiuCastro, #partiuCarambeí, #partiuCastrolanda #travelphotography, #dicasdeviagem, #fotografiadeviagem, #traveltips, #tripphotography, #geraçãox, #segundoverãoblog, #photographylovers, #photographers, #bravofotografia)
Комментарии