Localizada no Leste da Alemanha, a cidade do Estado da Saxônia inspira e atrai.
Leipzig é aquela cidade que você vai sem ter muita certeza do que vai encontrar. Tudo que tínhamos lido a respeito do lugar antes da viagem é que esta cidade, fundada em 1165, possui uma atmosfera gótica, um pouco escura, mas muito rica em história. Com uma universidade aberta desde 1409 e concentrando muitas feiras comerciais, Leipzig se orgulha de ter recebido como moradores muitos personagens ilustres da música, medicina e literatura, que lá viveram, trabalharam ou estudaram. Falamos de personalidades como Bach, Schumann, Fleming, Kafka, Nietzsche, Wagner, Goethe (que imortalizou a taverna Auerbachs Keller na obra Fausto), Schiller, Martinho Lutero, entre outros.
“Foi em Leipzig que se iniciaram as manifestações pela reunificação alemã e que acabou levando à queda do Muro de Berlim em 1989.”
Localizada no leste da Alemanha, no Estado da Saxônia, a cidade também é conhecida pela resistência e coragem de seu povo. Foi lá que há pouco mais de 200 anos, aconteceu a Batalha de Leipzig ou Batalha das Nações, onde o exército francês de Napoleão Bonaparte foi derrotado pelos exércitos de Rússia, Prússia, Áustria e Suécia.
Também foi em Leipzig que se iniciaram as manifestações pela reunificação alemã e que acabou levando à queda do Muro de Berlim em 1989. Em 2019, como toda a Alemanha, Leipzig está comemorando 30 anos da queda do Muro e os festejos devem render lindas imagens para quem viajar para lá este ano!
Enfim, com tanta gente e fatos importantes ligados à cidade, claro que a cidade é repleta de lugares interessantes. No centro histórico, repleto de prédios elegantes e bem conservados, a arquitetura é de tirar o fôlego. Não deixe de visitar e fotografar os detalhes das igrejas, galerias, museus e até mesmo da estação de trem, a maior da Europa e uma das mais bonitas da Alemanha. Os parques e praças com seus monumentos, também merecem atenção, assim como as feiras e eventos que sempre acontecem na cidade. Exemplo é a Feira de Livros de Leipzig a segunda maior da Alemanha e do mundo, só perdendo para a Feira de Frankfurt.
Tendo a chance, não deixe de prestar atenção ou mesmo conversar com os locais, é como se toda essa história de luta e resistência tivesse deixado uma marca, desde a roupa e maquiagem que usam, com inspiração meio rock, meio gótica, até a postura com que se apresentam. É um lugar a se conhecer.
Dica de Acomodação
Quando estivemos em Leipizig ficamos no Ibis Leipzig City. Estrategicamente localizado entre a Estação Central de Trens e o Centro Histórico, tem um excelente custo benefício.
Comentarios