top of page

Minimalismo: a vida mais simples e leve.

  • segundoveraoblog
  • 3 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de mai. de 2019

Tempo e experiências são os novos luxos.


Obra de Susan Lordi, "Hapiness" de 2004, Willow Tree

Muito se tem falado nas pessoas que ao chegar em um ponto da vida, mudam radicalmente seus hábitos e estilo de vida, algumas trocam carreiras bem sucedidas e estabilizadas para iniciar outros projetos, que mesmo rendendo menos trazem maior significado, outras se mudam dos grandes centros para levar uma vida mais simples no interior.


Duas coisas chamam atenção nesse movimento: a primeira é que uma boa parte dessas pessoas não são jovens em busca de identidade e sonhos, são pessoas maduras da chamada Geração X e que simplesmente resolveram inflar velas, soltar amarras e navegar por novos mares e, agora que possuem algum patrimônio e os filhos estão criados, se arriscar em novas experiências e se reinventar como pessoas. A segunda é que não apresentam ingratidão com o passado que criaram (profissão, empregos, oportunidades, etc.), nem alegam que perderam tempo fazendo o que faziam, apenas precisavam se reinventar nessa segunda etapa da vida.


“Desapego não significa que não devemos possuir nada, mas sim que nada deve nos possuir".

O pano de fundo de muitas dessas decisões não está, portanto, em montar negócios para ganhar mais dinheiro, comprar uma casa maior ou trocar o carro por um importado de luxo. Ao contrário: a maioria dessas pessoas está atrás de uma vida mais simples, menos complicada, com menos estresse e com mais tempo, prazer e significado.


Essa filosofia de vida é defendida pelos minimalistas, adeptos de um movimento que vem ganhando força e que prega que desapego de bens não significa que não devemos possuir nada (como um monge), mas sim que nada deve nos possuir. Desapego nesse sentido traz mais liberdade e foco naquilo que realmente importa: tempo, pessoas e experiências de vida, não coisas.


Leveza para a felicidade

Esse conceito de que o caminho para a real felicidade seria levar uma vida mais simples, cercado de amizades, liberdade, reflexão e de conforto material básico (mas não de luxo), já foi apregoada tanto por estoicos quanto por epicuristas (com pequenas diferenças). Ou seja, estamos redescobrindo em pleno século XXI conceitos que filósofos gregos e romanos já defendiam muitos séculos antes de Cristo. Por que? Talvez porque, mesmo com toda a tecnologia à disposição, as necessidades essenciais do ser humano sejam as mesmas e que a leveza seja o que realmente conte para alcançarmos aquela tal felicidade.


E você? Já pensou em organizar a vida de uma forma mais leve? Conte pra gente!



1 comentário


Maria De Fátima Ferreira
Maria De Fátima Ferreira
28 de mai. de 2019

Tenho 60 anos, solteira, sem ninguém, só alguns parentes que não convivem comigo e aposentada. Tenho vontade de mudar de casa ou talvez de cidade, mas tenho medo de ficar mais sozinha. Aqui, se eu precisar, alguém poderá me acudir. Sinto essa necessidade do desapego e viver uma vida mais leve na companhia de meus dois gatos.

Curtir

Um pedido aos Veranistas!

 

Sintam-se em casa para ler e comentar nossos posts. Entretanto, pedimos que textos, fotos ou qualquer outro material contido neste blog não seja reproduzido sem o devido crédito da fonte, Ok? Temos a maior satisfação quando pessoas apreciam nosso trabalho e querem compartilhar nas redes dicas e opiniões que foram obtidas no site. Mas tantos os textos quanto as fotos deste site são todos autorais e a criação de conteúdo e a fotografia são parte de nosso ganha-pão. Se gostou de algo que encontrou aqui e quiser compartilhar nas redes, tudo bem. Mas ajude a divulgar o blog para outros "Veranistas". ;)

Caso queira adquirir/reproduzir nossas reportagens na íntegra ou encomendar algum material avulso do Segundo Verão, entre em contato: segundoveraoblog@gmail.com

Segundo Verão Blog ©2019 - Todos os direitos reservados .

3 - KAR_4741 (Medium).JPG
Sobre nós

Somos um casal da Geração X que, numa etapa da vida que já foi associada com o início do outono, resolveu viver um segundo verão.

 

Leia Mais

 

Junte-se aos Veranistas!
E receba nossa Newsletter
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone TripAdvisor

© 2019 by Segundo Verão Blog. Proudly created with Wix.com

bottom of page