top of page
  • segundoveraoblog

O encanto da casa dos avós

Atualizado: 31 de mai. de 2019

Santa Isabel, SC.

O riacho de tantas lembranças da infância.

Às vezes me pego viajando em meus pensamentos e me lembro com muito carinho a convivência que tive com meus avós paternos. Embora não fossem uma presença tão constante, já que eu morava na cidade de São Paulo e eles no interior de Santa Catarina, são lembranças que marcaram muito minha vida e foram muito importantes para meu crescimento.


Não podíamos viajar todos os anos, mas as férias que passávamos com eles eram muito marcantes. Primeiro pela mudança da paisagem, eles moravam em sítios com casas de madeira em uma região montanhosa, com muitos pinheiros, riachos, pomares, galinhas, porcos, vacas, enfim... tudo bem oposto ao que uma criança de cidade grande tinha. Segundo, pelo estilo de vida, mais simples, mais livre, mais seguro.


“As lembranças me fazem viajar, e me fazem sorrir, e esse é o legado mais importante que eles poderiam deixar.”

Tudo muito simples, mas delicioso


Santa Isabel, 2014

Lá tudo era diferente, tudo era novidade e achávamos o máximo. Ver minha vó tirar o leite da vaca, fazer a massa do pão e colocar para assar no forno à lenha, ver os trabalhadores na roça plantando e colhendo, os carros de bois, as ferramentas, tudo atiçava a nossa curiosidade e queríamos saber pra que servia cada coisa, tudo era aprendizado.



Lembro das brincadeiras com os primos no pasto, nos morros, no riacho. Lembro dos piqueniques que minha avó organizava com os netos, as frutas que pegávamos no pé e comíamos até não poder mais, a comida local, tudo muito simples, mas delicioso.


Dizem que os avós que convivem com seus netos, deixam marcas em suas almas. É verdade, tanto que até hoje, com quase 50 anos, as lembranças me fazem viajar, e me fazem sorrir, e esse é o legado mais importante que eles poderiam deixar.


Que histórias ou lembranças junto aos avós te fazem sorrir?


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Outono

bottom of page