top of page
segundoveraoblog

Transição de carreira

Atualizado: 31 de mai. de 2019

Como e quando fazer?


Na vida temos que escolher entre caminhos que se bifurcam (Mannhein, Alemanha, 2013)

Existem muitas razões para uma pessoa querer mudar de carreira. Pode ser devido a insatisfação com o trabalho atual, pode ser por estagnação ou falta de oportunidades de crescimento profissional ou até mesmo pelo desejo de atuar em uma área diferente, que proporcione mais tempo livre e traga mais prazer.


Nós, da Geração X, crescemos com a ideia fixa de que o trabalho era uma obrigação para se conquistar a tão sonhada vida estável, alguns se dedicaram muito para passar em um concurso público e garantir, inclusive, uma aposentadoria tranquila. Batalhamos por bons empregos, promoções, mudamos de empresa várias vezes, sempre atrás de uma remuneração melhor e maior segurança.


“Querer mais da vida é o primeiro passo, mas entre o primeiro passo e as conquistas desejadas, existe um longo caminho.”

Deixar o medo e a insegurança de lado e planejar a mudança.

Porém, o que estamos vendo nos últimos tempos é um certo desapego a essa necessidade de correr atrás só do dinheiro. Não somente as pessoas da nossa geração, mas pessoas de todas as gerações têm apresentado interesse em trabalhar com mais liberdade, flexibilidade, criatividade e com foco não só nas coisas tangíveis, mas também em experiências mais significativas e com resultados mais positivos.


A Geração X tem aproveitado os anos de experiência que adquiriu durante a carreira profissional e estão empreendendo mais, estão usando seus conhecimentos para prestar consultoria, dar aulas, abrir estabelecimentos comerciais ou mesmo recomeçar em uma área totalmente nova. Ter mais de uma fonte de renda está se tornando cada vez mais comum.


Porém, como tudo na vida, uma mudança radical de vida deve ser muito bem planejada. Exige autoconhecimento, metas claras, disciplina e principalmente resiliência. Querer mais da vida é o primeiro passo, mas entre o primeiro passo e as conquistas desejadas, existe um longo caminho. Mas o primeiro passo tem que ser dado: deixar o medo e a insegurança de lado e abraçar os novos desafios.


Você tem uma história ou plano nesse sentido que queira compartilhar?


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page